quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sobre o nome do Blog...


Eu pensei, a princípio, em dar o nome do blog de “Caixa de retalhos”, porque a ideia é uma miscelânea das várias faces que eu, como bom octaedro, poderia colocar, deixando tudo bem variado, colorido, com fitilhos e arremates, rendas, avelórios e paetês.  Depois, refleti que cada “costura” seria antes de ser costura, um corte, uma incisão cirúrgica, algo não epitelial e sim revelador de uma visceralidade , que é o avesso da costura. Assim, desisti em prol de um nome que traduzisse algo que tocasse a todos intimamente e de maneira uníssona. Então, me ocorreu que o gesto de escrever usando as unhas num quadro-negro  é a coisa mais doentia que poderia me imaginar fazendo.  E que nenhum tímpano ficaria imune ao impacto – mesmo aversivo -  que tal gesto suscita. Gostei!  E disso nasceu o nome do blog “Unha que risca a lousa” e, minutos após, o poema abaixo...:

"E tudo que escrevo, escrevo para ferir teus ouvidos, para que sangres, por dentro, de uma lágrima indizível, para que nunca mais esqueças o apito do navio partindo, o quebra-mar em arritmia, as conchas se esfarelando na areia. Tudo que escrevo, escrevo com a ponta de um espinho onde uma borboleta insana pousa. É um giz sem suavidade, uma unha que risca a lousa ".

DA PERIDIOCIDADE DO BLOG:
A proposta deste blog é ter peridiocidade semanal, o que me permite equilibrar o tempo escasso de que disponho à motivação que me faz escrever. Porém, pode ocorrer, em determinada semana, que eu poste mais do que o previsto, em função de estar passando por um surto de criatividade ou por uma histeria motivacional...

Marcia Pfleger

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Olá, você por aqui! Seja muito bem-vindo ao blog Unha que Risca a Lousa!
Você vai descobrir um pouco do meu trabalho como escritora e, como é de praxe, chamo a atenção para o cuidado com o conteúdo aqui inserido. Lembro que existe a Lei 9.610, sobre Direitos Autorais, portanto conto com seu respeito e elegância no sentido de evitar plágio e, caso resolva citar os conteúdos deste blog, atento para a importância de manter os referidos créditos da autora.
Após esse preâmbulo...comecemos...
Aí vai um poema meu...para o dia de agora:

Prendo uma palavra tua e perco a lua
Prendo uma palavra tua e perco a lua de onde o lume foge. Meu olhar - horizonte cuja miragem não se altera - é perder-se na espera. O que foi safira está quebrado: lascas de vidro, os restos de um olhar caído... Percebes na noite onde me destilas, que a revoada dos pássaros brancos, frente à lua nua, é um manto a vesti-la ...e depois despi-la? Assim também o teu abraço me cobriu e despiu. Talvez encontres algum dia, nestas ruas, meu olhar como um anel perdido. Prendo as luas das palavras tuas com a língua no céu da boca ...e te beijo nua.

(Márcia Pfleger - escritora)
Real Time Analytics